APRESENTAÇÃO - Letras Escolhidas 

 

"A Literatura, como toda arte, é uma transfiguração do real, é a realidade recriada através do espírito do artista e retransmitida através da língua para as formas, que são os gêneros, e com os quais ela toma corpo e nova realidade" Afrânio Coutinho

Eis uma obra que mexe com o coração daqueles que são tocados pela emoção, não deixando de lado a razão: uma seleção de poesias, contos e cartas, cujo tema é “Carta de amor”, e texto dissertativo, com o tema “Como será o amanhã”.

Este livro é fruto dos trabalhos apresentados pelos acadêmicos da Academia Taubateana de Letras no Concurso Literário Interno “Maria Morgado de Abreu” e das produções do Concurso Literário Externo “Judith Mazella Moura”, que, no meio de tantos outros foram os premiados nos dois concursos, nos diversos gêneros literários propostos.

Estes dois grandes nomes que denominam esses concursos, que, anualmente, acontecem na ATL, são de duas mulheres que fizeram parte da história de nossa Academia e marcaram uma página nos anais não só da ATL, mas da história da cidade de Taubaté: a primeira, Maria Morgado, uma historiadora e pesquisadora “sem igual”; a segunda, Judith Mazella, precursora jornalista e vereadora de Taubaté, ambas defensoras da participação da mulher no cenário cultural da nossa cidade e região.

O objetivo dessa compilação dos textos premiados é, principalmente, reconhecer e valorizar os primeiros lugares das produções, mas também documentá-los para que sejam divulgados para a sociedade em geral e perpetuados nos anais da Academia Taubateana de Letras.

Na qualidade de Presidente da ATL, sinto-me honrada em fazer a Apresentação da primeira Edição do novo trabalho acadêmico dessa instituição tão significativa em nossa querida Taubaté, celeiros de tantos talentos literários... de tantos escritores, poetas ou não... que não se fecham em si mesmos para externar e partilhar suas produções com você, querido leitor.

 

Profa Célia Aparecida Marques da Silva (Celinha)

Presidente da Academia Taubateana de Letras (ATL)

                                                                                                        Biênio 2015-2017